top of page
  • Foto do escritorGraziela Mantoanelli

Cultura do aleitamento materno

Atualizado: 24 de set. de 2019

O que é e como se manifesta a cultura do aleitamento? Por que ela é tão importante para o futuro do país? Quais as práticas e códigos culturais que favorecem e quais impedem o florescimento dessa cultura? Como superar a cultura do leite em pó, estimulada pela indústria e prejudicial ao desenvolvimento humano?



Pensando nessas questões, saímos a campo para acompanhar mães em período de aleitamento exclusivo, presenciando e compreendendo todos os momentos em que a família, o sistema de saúde, os pediatras, colocam a mulher em situação de descrença de sua própria capacidade de prover leite materno ao seu filho, sendo impelidas a optar pelo leite artificial (em breve faremos um artigo especialmente para falar disso).


O aleitamento materno é uma prática cultural. E só será estimulada, continuada e amplamente difundida se houver uma quebra sistêmica que possibilite reverter o quadro atual. São inúmeros fatores que influenciam esse processo de contracultura. Não é só uma questão de recuperar hábitos antigos. É preciso reinventar a cultura do aleitamento.


Voltamos na história nos deparamos com a Ama de Leite, a escrava que amamentava os filhos da aristocracia em detrimento de sua própria cria. Talvez nos ajude a compreender porque o leite em pó encontre terreno mais fértil junto ao topo da pirâmide socioeconômica.


A decisão de amamentar é da mulher. Só ela sabe avaliar qual a melhor maneira de proteger a sua cria. Dilemas como ir ao mercado de trabalho ou amamentar em livre demanda só podem ser respondidos individualmente, por quem vive na pele a pressão e o desconforto de ser mulher em uma sociedade criminosamente machista. E que nega o apoio mínimo, não a ela mulher, mas a toda geração futura.


A cultura do aleitamento materno precisa estar em sintonia com o protagonismo da mulher, o poder da mulher negra, o redescobrimento da mulher indígena. Não podemos mais suportar uma sociedade em que “47% das mulheres no Brasil sofreram algum tipo de preconceito por amamentarem em público”, como indica a ‘Pesquisa Global sobre Aleitamento Materno 2015’.


Precisamos compreender para superar a geração dos anos 60 e 70, que vivenciou um dramático declínio das taxas de aleitamento materno. Segundo o pediatra Daniel Becker “mais de 70% dos bebês americanos recebiam fórmulas de composto lácteo, nos anos 60”, por exemplo.


A luta pela narrativa surge como um dos fatores decisivos nesse processo. O discurso da cultura de leite em pó é muito bem estruturado e encontra apoio na ciência, na academia, na indústria hospitalar, nas clínicas e profissionais de saúde, sobretudo os pediatras. E se deleita com a indústria da mídia, que não aceita contrariar esse discurso, fartamente amparado por ricas campanhas publicitárias. 


Imbuída do respaldo e da responsabilidade das 700 benfeitoras que ajudaram a realizar este filme, e auxiliada por uma equipe ética e profissionalmente envolvida com a mãe de todas as causas, declaramos abertos os trabalhos da mobilização #180DiasDePeitoAberto, cujo objetivo é promover conversas em rede sobre alguns dos mais importantes temas que serão abordados pelo filme DE PEITO ABERTO, que será lançado nos cinemas em agosto.


Te encontro nas redes!


bottom of page