De Peito Aberto, #180diasdepeitoaberto, Deusdará, Deusdará Filmes
pagu-pictures.png
CIDADANIA_CULTURA_horizontal-01.png
  • Graziela Mantoanelli

Aleitamento e protagonismo da mulher

Atualizado: 24 de Set de 2019

Precisamos parar de pensar ou pautar o aleitamento materno por uma perspectiva que não seja a da mãe. Não é raro projetarmos uma mãe linda, magra e sorridente, confinada em seu lar, obrigada a cuidar sozinha de sua cria. No mês das mães, essa imagem fica ainda mais impregnada em nossos corações e mentes.


Mas como acabar com a cultura patriarcal, que determina como deve se comportar uma mãe e seu filho no convívio social? Como estabelecer uma nova cultura de aleitamento materno no Brasil?


#180DiasDePeitoAberto é uma mobilização amparada pela pesquisa e pelos conteúdos desenvolvidos ao longo de quatro anos em conjunto com muitas mães e alguns dos mais importantes especialistas no assunto. Nosso objetivo é fortalecer a mulher, dotá-la de ferramentas para a luta por direitos básicos, igualdade e liberdade. 


Como diz Laura Gutman, em entrevista para o documentário De Peito Aberto, “Que civilização queremos construir?”  quando nem ao menos conseguimos dar dignidade a milhares de mães e bebês. O aleitamento materno é um daqueles raros momentos da vida em que colocamos tudo em xeque, sobretudo a própria noção de desenvolvimento e civilização. Precisamos usar esse momento como propulsor de mudanças. 


Chegou a hora de parar para olhar, reparar, amparar e participar dessa jornada junto com a mãe-mulher. Sem querer dominá-la, contê-la, apaziguá-la. Pelo contrário. É hora de deixar o protagonismo da mulher florescer, com amor, entrega, dedicação, generosidade, com garra, determinação e propósito. Deixar o leite jorrar e sermos banhados pelas mudanças. 


Graziela Mantoanelli.


Participe da mobilização #180DiasDePeitoAberto - www.depeitoaberto.net

#diadasmães

#tododiaédiadasmães

#180diasdepeitoaberto

#eunãoqueropresenteeuquerodormir

#aleitamentomaterno

#culturadoeitamento

#breastfeeding