top of page
PARTICIPE

NOVAS NARRATIVAS SOBRE ALEITAMENTO

Chegou a hora de falar algumas verdades sobre aleitamento materno. As campanhas oficiais não falam sobre as dificuldades, a solidão, a dor, o desgaste, a entrega, a falta de apoio à mulher. Ninguém nos alerta para a sabotagem patrocinada pela indústria alimentícia, com o beneplácito de uma grande maioria de profissionais de saúde, pouco capacitados para auxiliar a mãe a prover o seu filho do melhor e mais completo alimento.
O documentário De Peito Aberto, de Graziela Mantoanelli, trata disso tudo a partir do cotidiano de seis mães de diferentes realidades culturais, sociais e econômicas. E traz depoimentos de uma série de profissionais atualizados e envolvidos com o que resolvemos chamar de "mãe de todas as causas", por ser a estratégia isolada que mais previne mortalidade infantil, segundo a Unicef e a Organização Mundial da Saúde.  
Foram anos de pesquisas, filmagens, produção. Temos em mãos um conteúdo rico e queremos torná-lo acessível a toda a sociedade, a começar pelos profissionais de saúde, ativistas e universidades. Nossa luta é pela cultura do aleitamento materno.


Como o nosso desafio é informar, educar, promover mudança cultural, precisamos investir em conteúdos para além do filme, para dialogar com os mais diversos públicos interessados em se engajar com essa causa importantíssima. A proposta é muito simples.

 

Publicamos conteúdos inéditos (imagens, textos e vídeos) em nossas redes sociais sobre aleitamento materno. Nossa ideia é disponibilizar esse material de forma livre (sem cobrança de direitos autorais) para você utilizar trechos ou na íntegra em suas redes, promovendo debates entre os seus seguidores. Não queremos impor uma visão sobre o aleitamento. Queremos compartilhar as abordagens que fizemos, que baseiam-se muito mais em dúvidas do que em certezas. É um começo de conversa.

Os materiais disponíveis são: 

- Videos: trailers, clipe da música original, depoimentos de mães e de especialistas, além da série sobre a pesquisa e o processo criativo do filme, intitulada #180diasdepeitoaberto

- Textos sobre a nossa pesquisa, com abordagens e posicionamentos bem-definidos, como valorização da mulher, conquista de direitos, a corresponsabilização da família e um olhar atento para as desigualdades sociais e raciais construídas historicamente em nosso país. Com um olhar atento para a interferência da indústria, do mercado e dos profissionais de saúde no processo de aleitamento, produzimos uma série de artigos para facilitar a promoção do diálogo sobre o tema. 

 

- Artes e Imagens que compõem o universo simbólico criado por nós para abrigar essa discussão tão importante para toda a sociedade. 

Acreditamos no poder do audiovisual para gerar impacto e transformar realidades. Queremos nos juntar às centenas, talvez milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil, que promovem debates, conscientizam e fazem o movimento pró-aleitamento acontecer.
A ideia é potencializar a criação de um ambiente de livre discussão, para acontecer nos blogs, redes e sites parceiros. Queremos ajudar as redes existentes a promoverem suas próprias discussões, fomentando diversos pontos-de-vistas e abordagens sobre o tema, incentivando a produção de artigos de conteúdo informativo e crítico sobre as diversas dimensões do aleitamento materno.
As redes sociais se tornaram instrumentos fundamentais para a mobilização e o diálogo entre mães. O uso das hashtags é fundamental para acompanharmos e estimularmos ainda mais as conversas sobre o assunto.
#DiasDePeitoAberto.png
Sem_direito_da_mãe,_não_há_direito_da_cr
Pediatras pelo Aleitamento.jpeg
Amamentação_e_direitos_humanos.jpeg
Além de trabalharmos com algumas hashtags existentes, como #culturadoaleitamento #aleitamentomaterno #amamentação #amamentaçãoexclusiva #breastfeeding, iniciamos o uso de #filmedepeitoaberto #180DiasDePeitoAberto e #AmamentaBrasil.

Nosso primeiro objetivo estratégico é converter audiências críticas e participativas em públicos para as salas de cinema em outubro de 2019, quando o filme será lançado nacionalmente. Um filme sobre aleitamento em cartaz aumenta e muito o poder midiático, atraindo novos públicos para a mobilização e nos deixando mais próximos do objetivo final de tudo, que é estimular a cultura de aleitamento materno no Brasil.

Esse material será a base para a promoção de debates presenciais, ao vivo, a serem realizados pelos quatro cantos do país, disponível gratuitamente pelo link abaixo. Esperamos que o material ajude a pensar e dialogar sobre um tema tão relevante para o desenvolvimento social do Brasil.

 

Graziela Mantoanelli, diretora.
 

google-drive (1).png
Clique aqui e acesse a pasta com o material produzido durante a mobilização. A pasta será atualizada cada vez que um novo conteúdo seja publicado.
PARTICIPE!
bottom of page